segunda-feira, 24 de março de 2008

Travessia de Portugal em balão de ar quente!

Olá a todos.!



Vou tentar a minha sorte.



Pergunta: Como é que se consegue colocar um balão no ar?


Foto fornecida por Google



Resposta: Consegue-se colocar um balão de ar quente no ar através de um processo muito simples! Acende-se o suporte de fogo do balão, que ao se incendiar, aquece o ar que está dentro do balão. Este acontecimento leva a que o ar que se encontra dentro, fique mais leve do que o ar fora do balão. O ar quente é mais leve do que o ar frio e é a esse facto que se deve a elevação do balão para a atmofera. Para o movimento contrário basta apagar esse suporte de fogo, sucessivamente.

2 comentários:

TCoelho disse...

Hi!
Resposta correcta mas cientificamente insuficiente! Qual a grandeza física que está associado à "leveza do ar"? Sei que sabes. Mesmo assim, parabéns. Vou ficar à espera de novas respostas.

Anónimo disse...

Para ilustrar a idéia, imaginemos um liquidificador cheio, até a metade de seu recipiente, com várias bolinhas de isopor, ao ligarmos o aparelho as bolinhas ganharão energia e logo ocuparão o volume total do recipiente, isto é, as bolinhas se afastarão uma das outras ocupando todo volume interno. É isso que acontece também com o balão.



Mas isso ainda explica pouco, pois o que faz o balão subir são as diferenças de densidades entre o ar interno do balão, e o ar externo. Assim, ao aquecermos o ar interno do balão, as partículas se afastam, o volume aumenta (o balão vai enchendo) e a densidade diminui, pois pela relação d=m/v, supondo-se que a massa de gás seja invariável, sendo constante, temos que se o volume aumentar a densidade irá diminuir (só o dividendo aumenta), e essa diferença de densidades entre o ar interno do balão e o ar externo, faz com que a menor densidade interna do balão, faça ele subir. Então, o balão sobe porque a densidade interna é menor em relação à densidade externa.